Mato Grosso, Quarta-Feira, 15 de Maio de 2024     
Novo Portal
<b>Campus da Unemat em Cáceres passa por melhorias para receber quatro mil acadêmicos </b>
<b>Campus da Unemat em Cáceres passa por melhorias para receber quatro mil acadêmicos </b>
05/03/2007 17:30:31
por Coordenadoria de Comunicação Social

O Campus da Unemat Jane Vanini, em Cáceres, está ultimando os preparativos para o início do semestre letivo a partir desta segunda-feira, (5). Para recepcionar os 4 mil acadêmicos, a coordenação, liderada pelo professor Adriano Silva vem promovendo várias melhorias no Campus.

Todos os banheiros foram reformados, carteiras e salas foram reparadas e o pátio e as calçadas externas estão sendo melhoradas.Outro cuidado que está sendo tomado é em relação à parte elétrica que está passando por ampla revisão. Além disso, na nova sede da Coordenação, instalada na antiga Escola de Aplicação, anexa ao campus, estão sendo construídas três salas de aula, que atenderão os cursos de matemática e turismo.

As adequações do campus de Cáceres estão sendo feitas com o respaldo da reitoria e fazem parte de uma estratégia, elaborada pela equipe do professor Adriano Silva, de melhorar a infra-estrutura do maior campus da Unemat no Estado. No mês de abril, a Coordenação deve colocar em funcionamento a tão sonhada biblioteca, que começou a ser construída em 2002.

Segundo o professor Adriano Silva, estas mudanças vão melhorar o atendimento aos acadêmicos e docentes e permitir que a Coordenação viva o dia-a-dia do campus. “Com a Coordenação dentro do campus, vamos dar um salto na qualidade do nosso atendimento a toda comunidade universitária”, enfatizou.

A mudança da Coordenação da Rua 13 de junho para o Campus no Bairro Cavalhada, era uma das principais metas do primeiro semestre da gestão do professor Adriano Silva e foi cumprida rigorosamente. A partir de agora o trabalho se concentrará na redução de custos com alugueis de imóveis para abrigar a imensa estrutura da Universidade em Cáceres. A previsão é que até o final do ano, o campus elimine cinco alugueis, o que representará uma economia anual de cerca de R$ 100 mil.

“Com esta economia poderemos investir em melhorais essenciais ao bom funcionamento do Campus e apoiar as ações dos professores e acadêmicos”, previu o coordenador. Ainda como parte das ações para otimizar os recursos do campus, a Coordenação deverá executar obras de adequação na rede de energia elétrica, telefone e internet, que depois de concluídas vão gerar uma economia de até 40%.

Em seis meses de gestão, a administração de Adriano Silva tem sido uma grande parceira da comunidade, cumprindo o que está estabelecido no seu plano de metas. Dentre os parceiros mais constantes estão a Prefeitura, a Câmara de Vereadores, e entidades representativas como a União Cacerense de Associações de Moradores, Clube de Dirigentes Lojistas, Associação Cáceres Rua Shopping e uma dezena de escolas públicas e privadas de Cáceres.

Apesar de aparentar, administrar um campus universitário do porte de Cáceres não é fácil. A Coordenação Regional hoje responde hoje por uma estrutura comparada a de um município do porte de Curvelândia, distante 60 quilômetros da cidade. São 3500 acadêmicos em graduação, 500 graduados em pós-graduação Lato Sensu e 87 professores em pós-graduação, Strito Sensu.

O corpo docente e composto por 400 professores. Para atender a esta demanda, o Campus possui 154 servidores, dos quais 80 são terceirizados atendendo recomendação da Secretaria de Administração do Governo do Estado. Todos estão abrigados numa área de 23 mil metros quadrados localizada no Bairro Cavalhada, onde hoje está localizada 90% da estrutura da Unemat de Cáceres.

Dentre os prédios que compõem os 11 mil metros de área construída do Campus, está o que abrigará a biblioteca, uma estrutura inédita no interior de Mato Grosso e que deve ser entregue a comunidade no mês de abril.

Na visão do professor Adriano Silva, o que está sendo feito em Cáceres neste momento, é a consolidação da infra-estrutura mínima do Campus. “Ao fazer isso, também estamos procurando implantar um modelo de gestão que proporcione o fim dos conceitos negativos em relação ao serviço publico”, completou.

Texto: Adriano Silva e Margareth Krause

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24684 | Impressões: 140888
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada